Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ocotea basicordatifolia Vattimo-Gil EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 02-04-2012

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécieocorre no estado de São Paulo com EOO de 1.625,18 km². Está sujeita a cinco situações de ameaça, sofre com deterioração e perda de qualidade de habitat. Segundo informação, mesmo as áreas protegidas com ocorrência da espécie estão sujeita a ameaças como invasões de populações marginalizadas,especulação imobiliária, mineração,extrativismo vegetal clandestino, lixões, poluição do solo e chuva ácida. Desta forma, assume-se que a espécie esteja sofrendo com o declínio contínuo da qualidade de seu habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ocotea basicordatifolia Vattimo-Gil;

Família: Lauraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Ocotea basicordifolia tem semelhança com o grupo de O. velutina pelas características do indumento, porém, no aspecto geral lembra mais algumas espécies de Endlicheria (Rohwer, 1986).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Endêmica do estado de São Paulo (Quinet; Baitello; Moraes, 2011).

Ecologia

​Árvore de 6 malt., dióica, ramos cilíndricos, ferrugíneo-tomentosos. Folhas alternas, coriáceas,obovadas a largo-elípticas. Inflorescênciaracemosa, ferrugíneo-tomentosa. Floresdiclinas, tépalas face ventral e dorsal ferrugíneo-tomentosas, papilosas. Fruto bacáceo, elíptico aovalado pareliforme de margem simples tabacaeiro (Quinet, 2008). Floração: janeiro, outubro e novembro e frutificação janeiro, maio eoutubro tabacaeiro (Quinet,2008).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes O Estado de São Paulooriginalmente possuía aproximadamente 81,8% (20.450.000 ha) de seu território. Hoje,a Mata Atlântica no Estado representa cerca de 18% da remanescente no Brasil,concentrando-se ao longo do litoral e encostas da Serra do Mar, significandocerca de 8,3% da área do Estado e 83,6% da vegetação nativa ainda existente noEstado. Mesmo em áreas protegidas ocorrem ameaças como invasões de populaçõesmarginalizadas (favelização de manguezais e encostas), especulação imobiliária),mineração, extrativismo vegetal clandestino, caça e pesca predatórias, lixões,poluição da água, mar, ar e solo e chuva ácida sendo essas ameaças permanentesà conservação dos remanescentes da Mata Atlântica no estado de São Paulo(Costa, 1997).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Segundo Quinet (2008) a espécie encontra-se em perigo por possuir uma extensãoestimada menor que 500 km² e conhecida em apenas uma localidade.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​Em Perigo (EN). Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: ​Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: ​Em Perigo (EN). Lista vermelha IUCN (2011)

Referências

- QUINET, A. O Gênero Ocotea Aubl. (Lauraceae) no Sudeste do Brasil. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

- COSTA, J.D.B.N. A RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO. CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA, 1997.

- QUINET, A.; BAITELLO, J.B.; MORAES, P.L.R.D. Lauraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB008441>.

- ROHWER, J.G. Prodromus einer monographie der Gattung Ocotea Aublet (Lauraceae), sensu lato. 1986. 3-278 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Ocotea basicordatifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ocotea basicordatifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 02/04/2012 - 13:29:09